Beneficiamento

O passo a passo do beneficiamento:

O caminhão transportando a carga de arroz vinda da lavoura chega ao Cerealista São Miguel. A carga passa pela pesagem, são retiradas amostras para verificação de qualidade. Com a qualidade dos grãos aprovada, o caminhão é descarregado. O arroz é, então, pré-limpo, secado, armazenado em silos.

fase1

Posteriormente, os grãos passam por outra pré-limpeza, vão para o silo de beneficiamento, são descascados, separados (grãos descascados dos não descascados). Depois o arroz passa três vezes pelo brunidor, aonde é retirada da camada superficial do grão através da ação abrasiva em pedras especiais, para dar o acabamento de nitrificação do grão. Logo após, os grãos são polidos três vezes, esta fase é o acabamento final do grão, onde é injetada água em alta pressão para atritar grão contra grão. Depois o arroz vai para a separação de perfil; aqui os grãos são separados pelo tamanho e ocorre a separação dos grãos inteiros dos quebrados.

Finalmente, os grãos são selecionados eletronicamente, separando os grãos excelentes dos defeituosos. Os grãos reprovados são armazenados em uma unidade onde ficam em repouso, para posteriormente ser embalado e expedido como expurgo.

fase3

O arroz aprovado é encaminhado para um silo de emprestamento onde fica em repouso e depois é embalado e distribuído para as redes varejistas em toda Região Sul e Região Sudeste do Brasil e partes da Argentina.


fase4

Nossos produtos contam com rastreamento de origem, onde pode ser identificada a procedência do arroz e sua qualidade desde a lavoura.

Produtos finais do beneficiamento:

– Arroz branco, farelo, quirera de arroz e resíduos de arroz.